Loading...
Grupo Parafoclorico Xique Xique apresenta Reisado no período Natalino

Já é tradição reunir a família os amigos para acompanharem a apresentação do Reisado do Grupo Xique Xique aos sábados na Praça da Basílica. Catirina, os reis, as princesas, a burrinha e outros personagens encanta as pessoas de todas as idades que vão prestigiar o momento, inclusive os romeiros que movimentam o Santuário neste período.

A coordenadora do Grupo Fatima Leonor em entrevista a Rádio São Francisco diz que muitos Romeiros já perguntam pelas as apresentações, mas o motivo do atraso foi a preparação do grupo para a participação do Festival Internacional de Folclore. Mas confirma que no próximo dia 3 inicia os trabalhos do Grupo.

Fatinha, como é conhecida diz ainda que o Reisado continuara com suas apresentações na Praça da Basílica por conta do apoio oferecido pela Paróquia e como ponto mais acessível para os romeiros que saem da Missa das 18h.

O Reisado é uma preparação para o Natal do Senhor, em cada região é vivenciado de forma diferenciada com a folia de reis, os caretas, ciganas e etc. Com o objetivo de mostrar um pouco da tradição de várias regiões, após várias pesquisas realizadas o grupo criou esta atual forma de apresentação onde traz personagens de vários estados e ainda a cultura e religiosidade local com a Gilda, a boneca do Marreiro, a utilização de São Francisco em canções e versos e ainda as vestimentas dos reis.

Para a confecção e manutenção de roupas e adereços o Grupo neste ano ainda realiza uma rifa de um celular que será sorteada no dia 25de Dezembro.

A partir deste sábado até o dia dos Reis, o grupo se apresenta todos os sábados na Praça da Basílica a pós a missa das 18h.