Loading...
Papa Francisco encoraja a comunicar a esperança fundada na boa notícia que é Jesus

O Papa Francisco deixou uma mensagem para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será no dia 28 de maio na Ascensão do Senhor. A mensagem foi divulgada no dia 24 de janeiro, dia em que a Igreja Católica celebra São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores.

Francisco define sua mensagem como um encorajamento a todos os que trabalham neste campo para que comuniquem de modo construtivo, isto é, rejeitando preconceitos e promovendo uma cultura do encontro. O Sumo Pontífice afirma que o protagonista da notícia, não pode ser o mal - que nos leva à apatia, ao desespero e a anestesiar a consciência –, mas a solução aos problemas, com um estilo comunicador aberto e criativo.

Ressalta ainda que tudo depende do olhar com que a enxergamos, dos “óculos” que decidimos pôr para ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diferente. Portanto, o ponto de partida bom para ler a realidade é a Boa Notícia por excelência, ou seja, o Evangelho de Jesus Cristo.

Esta boa notícia, explica, não é boa porque nela não se encontra sofrimento, mas porque o próprio sofrimento é vivido num quadro mais amplo, como parte integrante do amor de Cristo ao Pai e à humanidade. Em Cristo, Deus fez-Se solidário com toda a situação humana, revelando-nos que não estamos sozinhos, porque temos um Pai que nunca pode esquecer os seus filhos.

Concluindo sua mensagem, Francisco pede que se deixem conduzir pela Boa Notícia, que no meio do drama da história torna-se farol na escuridão deste mundo, ilumina a rota e abre novas sendas de confiança e esperança.

Envie-nos seu comentário: