Loading...
Cântico das Criaturas e Ano da Misericórdia na Festa de São Francisco
Blog Thumbnail

Estamos nos aproximando de mais uma Festa de São Francisco, neste ano a temática dos festejos abordará o Cântico das Criaturas criado por São Francisco no final de sua vida e acontecerá dentro do Ano Santo da Misericórdia.

O cartaz produzido pelo artista Fabiano Chaves e lançado oficialmente no dia 2 de Agosto, data do perdão de Assis, exemplifica bem a temática do festejo. Fabiano diz que procurou ao máximo representar a ternura franciscana com um mínimo de informação e ressaltar um São Francisco acolhedor de braços abertos, louvando ao Senhor com todas as criaturas. No cartaz também encontramos algumas características da região como a fauna e a flora e também. Serra do Arirão, localizada na Caiçara, distrito de Canindé.

O reitor do Santuário, Frei Marconi Lins ressalta que o tema nos convida a com misericórdia se comprometer com a vida no planeta, dialogando com todos sobre à Casa comum e pretende através das oração, escritos e testemunhos apresentado durante o novenário tornar São Francisco mais conhecido pelo seus romeiros e paroquianos.

A novena de São Francisco acontece sempre às 18h na Praça dos Romeiros, logo após a chegada do Painel ao espaço. Durante todo dia acontece missas, confissões e animações os espaços do santuário. Entre os pregadores do novenário estão Pe. Cícero do santuário de Nossa Senhora de Dores em Juazeiro do Norte, a leiga Lucilene Silva de Freitas da paróquia de Nossa Senhora das Dores em Fortaleza e ainda Dom Beto Breis, bispo da Diocese de Juazeiro da Bahia.


Reunião com Autoridades

Com o inicio do mês de setembro, o santuário iniciou suas últimas preparações para o Festejo deste ano. Na tarde do dia 16 foi realizada uma reunião as autoridades do município de Canindé Frei Paulo dos Santos – presidente do Sistema de Comunicação, funcionários da paróquia representando setores de acolhida e jurídico do Santuário, as secretarias de assistência social e esporte e cultura do município, representante do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, professores e gestores do Instituto Federal do Ceará Campus Canindé (IFCE) estiveram presentes no encontro que aconteceu no Centro de Catequese.

A principal pauta da reunião foi à boa acolhida, durante os festejo e também no período forte de romaria que começa com a Festa das Chagas de São Francisco e segue até fevereiro. Este já é o terceiro encontro com as autoridades.


Treinamento dos Voluntários

Visando a boa acolhida e o bom atendimento, o santuário proporcionou no ultimo dia 17 de setembro aos voluntários escritos para os Festejos um treinamento em parceria com Instituto Federal do Ceará Campus Canindé e o Corpo de Bombeiros.

O treinamento aconteceu no Espaço Frei Venâncio e além da formação turística foi realizada uma abordagem para primeiros socorros.

Envie-nos seu comentário: