Loading...
Missa Solene e Procissão encerram os Festejos de São Francisco

Embora não fosse o dia 4 de outubro (Dia de São Francisco) o 16 de outubro era um dia especial para tantos romeiros e devotos que vindos de longe celebram sempre a passagem da data do Santo no Santuário de Canindé. Logo cedo as ruas, praças as igrejas foram tomadas por milhões de pessoas que demonstrava sua oração e fé ao Santo de Assis, que para eles deve ser lembrado todos os dias.

A programação do Santuário começava logo cedo, missas às 4h, 6h e às 8h. Ás 10h aconteceu a missa solene de São Francisco transmitida pela Rede Vida de Televisão, celebrada pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio e concelebrada por Dom Beto Breis, OFM, Dom Martinho, OFM e frades.

Durante a homilia, Dom José Antônio, lembrou a Vida de São Francisco mostrando o quando Deus fez acontecer o que dizia no evangelho próprio da solenidade “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes aos pequeninos.” Mt 11, 25

Acompanhe na íntegra a homilia:








Uma multidão lotou a quadra da gruta de Nossa Senhora de Lurdes para participar da celebração que era a última do dia no Santuário. Dom José Antônio ainda falou com Otacílio Duarte, acompanhe a entrevista:



Na parte da Tarde as expetativas era sobre a procissão com a Imagem Primitiva de São Francisco, que sairia pela segunda vez este ano de sua capela. Os arredores da Basílica estava repleto de romeiros e paroquianos que cantavam e rezavam . A emoção foi ainda maior quando a capela onde se encontra o Painel se abriu e todos puderam contemplar o andor ornamentado com a São Francisquinho, que trazia um cópia do cartaz dos Festejos e chamou atenção dos fiéis.

Corpo de Bombeiros Policia rodoviária estadual e segurança pública acompanhou a procissão que lotou as ruas da cidade. Durante o trajeto várias demonstrações de devoção e fé.

Ao chegar à procissão na Basílica o pároco e reitor do Santuário de Canindé, Frei Marconi Lins, OFM, mesmo com voz rouca e cansada fez os seus agradecimentos finais e foi aplaudido pelos devotos. Durante sua fala lembrou-se de uma romeira que faleceu em Canindé Sebastiana Mendes da Silva Penha, o mesmo afirmou o compromisso de que estará enviando uma carta para os familiares e pôs a disposição. Os voluntários também foram lembrados com carinho pelo reitor, onde demostrou o desejo de continuar este trabalho com o objetivo de implantar no coração dos canindeenses o serviço voluntário. Em suas palavras também, Frei Marconi divulgou a data dos Festejos de 2017, de 24 de setembro a 4 de outubro e ainda o tema: “Francisco, restaura minha igreja” lembrando os 200 anos da Paróquia e 100 anos da sagração do Santuário.

Acompanhe na íntegra as palavras de Frei Marconi Lins:






Ao final acompanhado de vivas tradicionais de Frei Jonaldo Adelino, um queima de fogos iluminou o céu de Canindé e assim romeiros vindos de vários estado se despediram dos Festejos.



Colaborador: João Pedro Martins

Fotógrafo a serviço do Santuário de São Francisco das Chagas.