Loading...
Missa do Vaqueiro: tradição e fé há 46 anos em Canindé
Blog Thumbnail

“É uma riqueza muito grande, é uma forma deste povo sofrido expressar a sua fé tão profunda em Deus e em São Francisco”, esse é o relato do Diácono Raimundo Viana de Olinda em Pernambuco que pela primeira vez participa de uma Missa dedicada aos Vaqueiros.



Em Canindé este momento já acontece há 46 anos durante os festejos e demonstra a fé do povo nordestino a São Francisco das Chagas. Neste ano a programação começou logo cedo, com uma caminhada saindo da sede da EMATERCE, no Bairro São Mateus em direção ao Parque de exposição.

O Pároco e Reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, OFM presidiu a celebração e em reportagem concedida a Rádio São Francisco relatou que é preciso que cada um possa compreender o sacrifício de Jesus e assim animar o seu sacrifício diário.



A celebração começou a fazer parte do calendário dos Festejos a partir de 1970. O poeta popular Raimundo Marreiro e o executivo Juarez Coutinho juntamente com a Mestra da Cultura Dina Vaqueira foram os responsáveis por início dessa tradição. Hoje, depois de tantos anos do inicio da celebração, Dina relata que continua sendo um momento especial e que com a celebração da Santa Missa a missão do vaqueiro se torna uma benção e graças são derramadas por intercessão de São Francisco.


Envie-nos seu comentário: